Certificação MTA - 98-364 MTA – Administration Database Fundamentals

Posted by Emerson on 06:10 with 1 comment
  
Olá pessoal recentemente convidado para ministrar cursos de MTA Microsoft onde fiz o exame de certificação MTA 98-364 - Database Administration Fundamentals e fui aprovado.


  A prova valida conceitos de tecnologia de blocos de construção e ajuda os alunos a explorar, descobrir e seguir carreiras bem-sucedidas em Tecnologia da Informação (TI) de uma maneira estimulante e recompensadora! Como um primeiro passo na série Microsoft Technology Certification, esta nova certificação inicial dá aos alunos confiança, credibilidade, e diferenciação.



Perfil

Candidatos para esse exame estão procurando provar um conhecimento introdutório e aprimorar suas habilidades com banco de dados, incluindo bancos de dados relacionais como SQL Server. É recomendado que o candidato esta familiarizado com os conceitos e possuir experiência prática da tecnologia aqui descrita, tirando cursos de treinamento ou trabalhando com tutoriais e exemplos disponíveis no MSDN e Microsoft Visual Studio. Entretanto uma mínima experiência prática com a tecnologia é recomendado. Experiência de trabalho não é assumida como requerido neste exame.

Candidatos para este exame estão em processo de expansão de seu conhecimento e habilidades nas seguintes áreas:
  • Conjunto de Conceitos de Banco de Dados.
  • Conceito Relacional de Banco de Dados.
  • Requisitos de segurança para banco de dados e como armazená-los.
  • Objetos de banco de dados, como tabelas, views.
  • Ferramentas gráficas e Scripts em T-SQL.
  • Consultas ao banco de dados.
  • Stored procedures.
Nota: Esse guia de preparação pode estar sujeito a alterações à qualquer momento sem aviso prévio e a critério exclusivo da Microsoft; Os exames da Microsoft podem incluir testes adaptativos da tecnologia e simulações. Microsoft não publica o formato no qual os exames são apresentados. Por favor use esse guia de preparação para o exame, independente do seu formato.

Habilidades Necessárias


Compreendendo Conceitos Básicos de Banco de Dados (23%)
  • Entendo como os dados são armazenados no banco de dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a: Entendimento do que é uma tabela e de como ela se relaciona como os dados armazenados no banco de dados, colunas/campos, linhas/registros.
  • Entendendo o conceito de banco de dados relacional.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a: Entendimento do que é um banco de dados relacional, a necessidade de se ter um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB) e como relacionamentos são estabelecidos.
  • Entendendo a linguagem de Manipulação de Dados (DML).

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a: Entendimento do que é DML e suas regras no banco de dados.
  • Entendendo a linguagem de Definição de Dados (DDL).

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a: Entendimento de como o T-SQL pode ser usado para a criação de objetos dentro do banco de dados como tabelas e views.
Criando Objetos de Banco de Dados (23%)
  • Escolha do tipo de dados a ser utilizado.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendimento do que é um tipo de dados, porque ele é importante, e como ele poderá afetar os requisitos de armazenamento.
  • Entendendo Tabelas e como criá-las.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a: O propósito das tabelas, criação das tabelas usando a linguagem ANSI SQL apropriada.
  • Criação de Views.
     Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a: Entendimento de quando utilizar views e de como criar uma view usando T-SQL ou o ambiente gráfico.

  • Criando stored procedures e funções.
Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  selecionar, inserir, atualizar, ou excluir dados.

Manipulação de Dados (26%)

  • Selecionando dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a: Utilização de consultas utilizando o SELECT para extrair dados de uma tabela; extraindo dados utilizando joins; combinando resultados e utilizando UNION e INTERSECT
  • Inserindo dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendimento de como os dados são inseridos dentro do banco de dados; como utilizar a cláusula INSERT.
  • Atualizando Dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendimento de como o dado é atualizado dentro do banco de dados e como escrever atualizações de dados no no banco de dados utilizando o comando de UPDATE apropriadamente.
  • Exclusão de Dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Deletando dados de simples ou múltiplas tabelas, assegurando os dados e a referência de integridade usando transações.
Entendendo o Armazenamento de Dados (17%)
  • Entendendo a normalização de dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendimento das razões da normalização, Os 5 níveis normais de normalização, como normalizar banco de dados na 3 forma normal.
  • Entendendo Chaves Primárias, chaves estrangeiras e chaves compostas.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendendo a razão das chaves dentro de um banco de dados, escolhendo as chaves primárias apropriadas,  selecionando os tipos de dados para as chaves, selecionando os campos apropriados para as chaves compostas, entendendo a relação entre chaves estrangeira e chave primária.
  • Entendendo Índices.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendendo um índice clusterizado e não-clusterizado e seu propósito dentro do banco de dados.
Administrando o Banco de Dados (11%)
  • Entendendo o conceito de segurança de um Banco de Dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendendo a necessidade de segurança de um banco de dados, quais objetos podem ser seguros, quais objetos podem ser seguros, contas de usuário e regras.
  • Entendendo Backups e Restauração de Banco de Dados.

    Esse objetivo poderá incluir mais não é limitado a:  Entendimento de diversos tipos de backups, como os Completos e Incrementais, a importância do Backup, e como realizar a restauração de um banco de dados.